Saiba de uma vez por todas como as plataformas de stream ganham e distibuem royalties

 

Em um cenário musical cada vez mais digitalizado, compreender o funcionamento da distribuição de royalties nas plataformas de streaming é essencial para os artistas. Aqui, te explicaremos como os artistas são remunerados neste ambiente digital.

Como acontece o fluxo de dinheiro dentro das plataformas? 

O principal fluxo de dinheiro nas plataformas de streaming acontece pelo modelo de assinatura paga pelos usuários, o premium.  Quando um usuário paga uma assinatura mensal para acessar o catálogo de músicas, vídeos ou outros conteúdos disponíveis na plataforma, uma parte dessa receita é destinada aos detentores dos direitos autorais, como gravadoras, editoras, distribuidoras e, em alguns casos, diretamente aos artistas. No entanto, essa divisão não é igualitária e varia de acordo com o contrato entre a plataforma e os detentores dos direitos.

Como os artistas ganham? 

Normalmente, os artistas recebem uma pequena parcela do valor total gerado pelos streams de suas músicas, sendo essa quantificação calculada com base no número de reproduções que suas músicas obtiveram em relação ao total de reproduções na plataforma. Para os artistas ganharem dinheiro nas plataformas de streaming, a principal fonte de renda são os royalties gerados pelos streams de suas músicas. Esses royalties são calculados com base no número de reproduções que suas músicas obtêm na plataforma. No entanto, a quantidade que os artistas recebem por stream tende a ser relativamente pequena, já que a receita total é distribuída entre diversos detentores de direitos, como gravadoras, compositores e artistas. 

O que fazer para maximizar os royalties? 

Para maximizar seus ganhos, o ideal é que os artistas foque em aumentar sua base de fãs e o engajamento do público, buscando estratégias que incrementem o número de streams, como a divulgação ativa nas redes sociais, realização de shows, parcerias com marcas, estratégia de lançamento, etc.   

Spotify e Deezer anunciam mudanças na forma de distribuição

O Spotify confirmou, recentemente, seus planos para mudar a forma de distribuição de pagamentos para os artistas, com promessas de gerar cerca de US$1 bilhão, adicionais em receitas, para artistas emergentes e profissionais nos próximos cinco anos. As alterações, que serão implementadas a partir de 2024, têm como objetivo reprimir fraudes na plataforma de streaming e proporcionar maior remuneração para artistas emergentes e profissionais. A plataforma divulgou que multas serão cobradas em caso de identificação de streams artificiais. Saiba mais sobre as mudanças do spotify aqui.  Recentemente, a Deezer, em parceria com a Universal, também fez mudanças em seu modelo de pagamento de royalties. Saiba mais aqui. 

 

Para saber mais sobre o mercado musical e novidades do mercado da música se inscreva em nossa newsletter e fique antenado no em nosso blog. Para mais informações sobre nossos serviços de distribuição digital de música, entre em contato conosco. 

 

Assine nossa
newsletter

Assine nossa newsletter e se mantenha informado sobre o mercado da música, tendências e lançamentos incríveis da Nikita Digital.